Mundo

Prefeito de Florença vira candidato-surpresa para o governo

Matteo Renzi, de 38 anos, é apontado pelas pesquisas como o político mais popular do país

Líder do Partido Democrático italiano, Pierluigi Bersani, acena ao lado do prefeito de Florença, Matteo Renzi, durante comício político (Max Rossi/Reuters)

Líder do Partido Democrático italiano, Pierluigi Bersani, acena ao lado do prefeito de Florença, Matteo Renzi, durante comício político (Max Rossi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 12h08.

Roma - O bloco centro-direitista de Silvio Berlusconi sinalizou na terça-feira que cogita apoiar o jovem prefeito centro-esquerdista de Florença para o cargo de primeiro-ministro.

Matteo Renzi, de 38 anos, é apontado pelas pesquisas como o político mais popular do país, mas não era nem cogitado como premiê até a noite de segunda-feira, quando seu nome foi proposto por Matteo Orfini, dirigente do seu Partido Democrático (centro-esquerda).

Uma fonte parlamentar ligada a Berlusconi disse que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), "não é em princípio contra a candidatura de Renzi".

Delegações do PDL e do PD vão se reunir separadamente na terça-feira com o presidente da República, Giorgio Napolitano, para debater propostas sobre a indicação de um premiê para encerrar o impasse causado pela inconclusiva eleição parlamentar de fevereiro.

Resta saber se Napolitano, de 87 anos, seguirá essas indicações, pois há ampla expectativa de que ele irá nomear o ex-premiê Giuliano Amato.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame