Mundo

Portugal volta a exigir o uso de máscara e teste de covid para viajantes

Portugal registrou 3.773 novos casos na quarta-feira, o maior número diário dos últimos quatro meses

Portugal: As medidas entram em vigor a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro (Violeta Santos Moura/Reuters)

Portugal: As medidas entram em vigor a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro (Violeta Santos Moura/Reuters)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 18h26.

Última atualização em 25 de novembro de 2021 às 18h27.

Portugal, que tem uma das maiores taxas de vacinação contra a covid-19 no mundo, anunciou que irá retomar as restrições para conter uma disparada no número de casos da doença, e passará a exigir que todos os passageiros chegando ao país apresentem um teste negativo para o coronavírus ao entrarem no país.

"Não importa o quão bem sucedida foi a vacinação, precisamos estar cientes de que estamos entrando em uma fase de risco maior", disse o primeiro-ministro, António Costa, em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.

O governo português decidiu também voltar a exigir o uso obrigatório de máscaras em locais fechados. A utilização de máscaras deixou de ser obrigatória em cafés, restaurantes, lojas e baladas no início de outubro. "Nós temos visto um crescimento significativo (de casos) na UE, e Portugal não é uma ilha", acrescentou.

A apresentação do certificado digital de vacinação para acessar restaurantes, estabelecimentos turísticos, eventos com lugares marcados e academias de ginástica, também voltará a ser obrigatório.

Portugal registrou 3.773 novos casos na quarta-feira, o maior número diário dos últimos quatro meses, antes de cair para 3.150 na quinta-feira. As mortes, no entanto, continuam bem abaixo dos níveis vistos em janeiro, quando o país enfrentou sua batalha mais dura contra a covid-19.

Cerca de 87% da população de Portugal de pouco mais de 10 milhões de pessoas está completamente imunizada contra o coronavírus, e o rápido programa de vacinação do país, que foi amplamente elogiado, permitiu a suspensão da maioria das restrições impostas na pandemia.

Mas, enquanto uma nova onda pandêmica varre a Europa, o governo introduziu algumas das regras antigas e anunciou outras novas para limitar a propagação da doença no período que antecede as festas de final de ano. As medidas entram em vigor a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEuropaPandemiaPortugalvacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Lula diz que Trump 'vai tentar tirar proveito' de atentado em comício: 'Isso comove a sociedade'

Autoridades da Venezuela prendem chefe de segurança de líder opositora

J.D. Vance, candidato a vice de Trump, discursa na Convenção Republicana nesta quarta

Biden destaca Kamala Harris como potencial presidente dos EUA

Mais na Exame