Exame Logo

Popularidade de Macron despenca e chega a nível inferior a de Hollande

A popularidade de Macron chegou a 31%, a menor desde maio de 2017, quando venceu no segundo turno das eleições presidenciais

Macron: ao terminar seu manato, o ex-presidente Hollande tinha apoio de apenas 32% dos franceses (Charles Platiau/Reuters)
E

EFE

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 11h28.

Paris - A popularidade do presidente da França, Emmanuel Macron , caiu nos últimos três meses e, atualmente, 31% dos franceses afirmam estarem satisfeitos com a sua atuação, o nível mais baixo do mandato e inferior ao de seu antecessor, François Hollande, na mesma época de governo.

Segundo o instituto de pesquisa Ifop-Fiducial, em um levantamento publicado nesta terça-feira pela revista "Paris Match" e pela emissora "Sud Radio", a percentagem de satisfeitos com Macron desceu dez pontos neste verão. Essa porcentagem é a menor desde maio de 2017, quando ele venceu no segundo turno das eleições presidenciais contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen e está abaixo dos 32% que Hollande tinha quando levava o mesmo tempo que ele no poder, em setembro de 2013.

Veja também

Os autores da pesquisa vinculam esta diminuição ao escândalo provocado por seu agente de segurança Alexandre Benalla, em julho, à renúncia do ministro de Ecologia, Nicolas Hulot, na semana passada, e à falta de decisão sobre a aplicação no ano que vem, como tinha programado seu próprio governo, de questões envolvendo o imposto de renda. Nesta mesma época do ano em 2017, Macron já tinha perdido 10%, mas partia de um nível muito elevado.

A queda constatada agora tem a ver, principalmente, segundo a Ifop-Fiducial, com a decepção dos eleitores com a personalidade de Macron. Prova disso é que seu primeiro-ministro, Edouard Philippe, perde três pontos percentuais e 35% dos cidadãos se dizem satisfeitos com seu desempenho.

Acompanhe tudo sobre:Emmanuel MacronFrançaFrançois HollandePolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame