Mundo

População mundial pode chegar a 15 bi até 2100, diz ONU

Cerca de 7 bilhões de pessoas habitam o planeta hoje; número deve dobrar até o fim do século

Multidão em Nova York (Getty Images/Reprodução)

Multidão em Nova York (Getty Images/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2011 às 13h57.

São Paulo – Um levantamento feito pela ONU sugere que a população mundial pode dobrar até o final do século. A informação vai ser divulgada em um estudo sobre a situação da população mundial e foi antecipada pelo jornal britânico The Guardian.

Este crescimento poderia ser catastrófico para os recursos do planeta. A última estimativa feita pelas Nações Unidas calculava que a população passaria dos atuais quase 7 bilhões de habitantes para 10 bilhões em 2100. A possibilidade de chegar ao dobro da população em 90 anos chocou alguns especialitas.

Segundo a reportagem, Roger Martin, da ONG Population Matters, disse que a Terra está entrando em uma nova fase perigosa. “O planeta já não está suportando 7 bilhões de pessoas”, afirmou ao jornal.

Não é a primeira vez que ocorre um crescimento expressivo como este. Desde a década de 60, a população mundial dobrou, em parte pelos nascimentos na África, na Ásia e na América Latina e pelo avanço da medicina e dos sistemas de saúde.

Para o professor Jack Goldstone, da Universidade George Mason, os governos devem começar a agir para evitar este crescimento. Com programas que limitam o tamanho das famílias, a população mundial poderia chegar a 12 bilhões de pessoas em 2100, segundo Goldstone.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaÁfricaONU

Mais de Mundo

Como os drones mudaram uma cidade russa em 4 anos de guerra

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política