Mundo

Polícia sul-coreana frustra lançamento de panfletos anti-Pyongyang

Líder norte-coreano Kim Jong Un e presidente sul-coreano Moon Jae-in concordaram em restaurar a paz, trabalhar pela reconciliação e cessar os atos hostis

Kim Jong-un e Moon Jae-in em encontro histórico entre a Coreia do Norte e do Sul: número de refugiados norte-coreanos na Coreia do Sul é de aproximadamente 30 mil (Korea Summit Press Pool/Reuters)

Kim Jong-un e Moon Jae-in em encontro histórico entre a Coreia do Norte e do Sul: número de refugiados norte-coreanos na Coreia do Sul é de aproximadamente 30 mil (Korea Summit Press Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de maio de 2018 às 10h15.

A polícia sul-coreana impediu neste sábado (5) que ativistas lançassem panfletos contra o regime norte-coreano, aparando-se em um histórico acordo firmado entre as duas Coreias durante uma cúpula no mês passado.

O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in concordaram em restaurar a paz, trabalhar pela reconciliação e cessar os atos hostis, depois de se encontrarem na cidade de Panmunjom, em 27 de abril.

"Atos hostis" inclui deixar de transmitir mensagens de propaganda através de alto-falantes localizados na fronteira entre as duas Coreias, ou enviar panfletos políticos de um lado para o outro.

As duas Coreias retiraram seus alto-falantes da zona de fronteira.

Além disso, cerca de 300 policiais foram enviados a um parque perto da fronteira, onde um grupo de cerca de vinte ativistas - incluindo desertores norte-coreanos - tentavam enviar esses panfletos em balões.

A polícia separou esse grupo de outro de cerca de 40 pessoas, que os acusava de gerar tensão com o Norte. "Chega de provocações", gritaram para eles.

A polícia impediu que o grupo de ativistas anti-Pyongyang enviasse 5.000 panfletos de propaganda para o Norte.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDiplomacia

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga