Mundo

Polícia pedirá 8 semanas de prisão provisória para suspeito de ataques

Segundo a emissora TV2, também será solicitado que a audiência seja realizada a portas fechadas

Behring Breivik, de 32 anos, é o principal suspeito de ter realizado os ataques que deixaram 93 mortos em Oslo e na ilha de Utoya na sexta-feira (Getty Images)

Behring Breivik, de 32 anos, é o principal suspeito de ter realizado os ataques que deixaram 93 mortos em Oslo e na ilha de Utoya na sexta-feira (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 09h09.

Oslo - A polícia norueguesa pedirá excepcionalmente oito semanas de prisão provisória para Anders Behring Breivik, acusado pelo massacre que vitimou 93 pessoas no país, quando ele comparecer nesta segunda-feira pela primeira vez à Justiça, informou o canal TV2.

Será também solicitado que a audiência seja realizada a portas fechadas, acrescentou a rede de TV.

Viola Bjelland, porta-voz da polícia, confirmou à AFP que, em circunstâncias excepcionais, podem ser pedidas oito semanas de detenção, o dobro do habitual.

"Geralmente, o máximo é de quatro semanas, mas em casos especiais pode-se pedir até oito semanas", esclareceu Bjelland, que no entanto não soube dizer se este será o caso nesta segunda-feira, mas garantiu que de fato a polícia solicitará que a audiência seja a portas fechadas.

Behring Breivik, de 32 anos, é o principal suspeito de ter realizado os ataques que deixaram 93 mortos em Oslo e na ilha de Utoya na sexta-feira.

O acusado, no entanto, prefere que a audiência seja pública e quer se apresentar vestido de uniforme, informou seu advogado na noite de domingo.

O juiz se pronunciará a princípio sobre o eventual caráter público da audiência e, em seguida, decidirá sobre a prisão provisória do rapaz.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJustiçaMassacresNoruegaPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia