Mundo

Polícia faz grande operação contra terrorismo em Berlim

Segundo autoridades, quatro jovens estão sendo investigados por suposta filiação ao Estado Islâmico e planejamento de um atentado

Berlim: operação fez diversas apreensões de provas (Hannibal Hanschke/Reuters)

Berlim: operação fez diversas apreensões de provas (Hannibal Hanschke/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de dezembro de 2017 às 13h28.

Última atualização em 14 de dezembro de 2017 às 13h31.

Berlim - Cerca de 130 agentes de Polícia participaram nesta manhã de uma operação contra o terrorismo jihadista e fizeram nove inspeções em Berlim e no estado federado da Saxônia-Anhalt, com diversas apreensões de provas.

Em comunicado conjunto, a Polícia de Berlim e o Ministério Público (MP) informaram que quatro pessoas, com idades entre 18 e 21 anos, estão sendo investigadas por suposta filiação ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e planejamento de um atentado contra a segurança nacional.

Acredita-se que dois dos acusados foram em novembro de 2016 de Berlim à região de conflito, via Istambul, enquanto um terceiro teria recebido instruções militares do EI. Segundo o MP, estes três não retornaram à Alemanha. O quarto elemento está sendo investigado por ter levado os demais ao aeroporto e ter ajudado o grupo a sair do país.

O órgão não deu mais detalhes por conta do andamentos das investigações.

Alguns jornais informaram que a operação estava montada para pegar pessoas do círculo de Anis Amri, o terrorista que em dezembro do ano passado invadiu com um caminhão uma feira natalina de Berlim, ataque que deixou 12 mortos e quase 100 feridos.

A rede de TV "RBB" informou que não foram estabelecidos vínculos dos suspeitos com o terrorista, mas que eles poderiam ter frequentado a mesma mesquita.

No final de outubro, a Polícia da capital alemã deteve um suposto muçulmano de 40 anos num bar do bairro multicultural de Kreuzberg. Antes, os agentes tinham apreendidos pistolas, fuzis e quase 30 caixas de munição de diferentes calibres em batidas realizadas em quatro imóveis.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBerlimSegurança públicaTerrorismo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame