Mundo

Pnud propõe substituir PIB por indicador "sustentável"

A base da nova medição seria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que inclui variáveis de saúde, educação e nível de renda

A Rio+20 começou hoje com a presença de 100 chefes de Estado e de Governo e delegados de países de todo o mundo (Ricardo Moraes/Reuters)

A Rio+20 começou hoje com a presença de 100 chefes de Estado e de Governo e delegados de países de todo o mundo (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 14h17.

Rio de Janeiro - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) propôs nesta quarta-feira a criação de um índice de desenvolvimento sustentável humano que substitua o Produto Interno Bruto (PIB).

O novo indicador proposto pelo Pnud, apresentado no Rio de Janeiro durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), inclui variáveis ambientais para contabilizar o custo humano do desenvolvimento para as gerações futuras.

A base da nova medição seria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que inclui variáveis de saúde, educação e nível de renda e que, há duas décadas, é usado pela ONU para avaliar o progresso social e econômico dos países.

A administradora do Pnud, Helen Clark, disse em uma assembleia da Rio+20 que o PIB não inclui elementos "fundamentais para nossas vidas" como a igualdade, a dignidade, a felicidade e a sustentabilidade, segundo um comunicado.

"O progresso tem que ser definido e medido de uma maneira que represente um panorama mais amplo do desenvolvimento humano e de seu contexto", disse Clark, segundo a nota.

A Rio+20 começou hoje com a presença de 100 chefes de Estado e de Governo e delegados de países de todo o mundo. 

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosONUPIBRio+20

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame