Mundo

Petroleira encontra submarino nazista afundado em 1945

Trata-se do "U-486", submarino com 48 pessoas que foi atingido e cortado em dois por um submarino inglês em abril de 1945


	Mar da Noruega: o "U-486" está a dois quilômetros do "U-864", também afundado em 1945 com dezenas de toneladas de mercúrio a bordo
 (Marcel Mochet)

Mar da Noruega: o "U-486" está a dois quilômetros do "U-864", também afundado em 1945 com dezenas de toneladas de mercúrio a bordo (Marcel Mochet)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 13h56.

Oslo - Os destroços de um submarino nazista alemão afundado com 48 pessoas a bordo foram descobertos no fundo do Mar da Noruega, durante um estudo para o traçado de um oleoduto no mar, anunciou nesta segunda-feira o funcionário de um museu marítimo.

Segundo Arild Maroey Hansen, do museu marítimo de Bergen (oeste), trata-se do "U-486", submarino atingido e cortado em dois por um submarino inglês em abril de 1945 pouco depois de ter saído da cidade.

A cerca de 250 metros de profundidade, os destroços foram detectados pela companhia petrolífera norueguesa Statoil durante os estudos prévios à instalação de um oleoduto.

"Este submarino tinha um revestimento especial no casco de borracha sintética destinado a atenuar sensivelmente os sinais do radar", disse Maroey Hansen ao site da rádio pública norueguesa NRK.

O "U-486" está a dois quilômetros do "U-864", também afundado em 1945 com dezenas de toneladas de mercúrio a bordo, carga que dá dores de cabeça agora nos responsáveis políticos, já que ainda não sabem qual solução é a adequada para minimizar os riscos ecológicos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaNoruegaNazismoHistóriaOceanos

Mais de Mundo

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump

Japão acusa China de apontar radar para caças em Okinawa

Suprema Corte dos EUA vai revisar decreto de Trump que acaba com direito à cidadania por nascimento