Mundo

Petrobras anuncia descoberta em Moita Bonita

Localizada a 85 km do município de Aracaju, a concessão é operada pela Petrobras com 100% de participação


	Petrobras: a descoberta de Moita Bonita foi constatada por indícios de petróleo identificados durante a perfuração do poço
 (Ari Versiani/AFP)

Petrobras: a descoberta de Moita Bonita foi constatada por indícios de petróleo identificados durante a perfuração do poço (Ari Versiani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 18h51.

São Paulo - A Petrobras informou nesta sexta-feira que comprovou a ocorrência de petróleo e gás de boa qualidade no bloco BM-SEAL-10, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. Esse bloco é parte da concessão SEAL- M-499, operada pela Petrobras com 100% de participação.

A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRSA-1088-SES (1-SES-168), informalmente conhecido como Moita Bonita e situado em lâmina d'água de 2.775 metros, informou a Petrobras em comunicado.

Localizado a 85 km do município de Aracaju, o poço está cerca de 35 quilômetros a sudoeste da acumulação de Barra, onde foi perfurado o poço 1-SES-158, que revelou a primeira descoberta significativa de gás em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. Ainda nesta Bacia, a Petrobras anunciou, no dia 22 de agosto, a conclusão da perfuração do poço de extensão de Barra, o 3-SES-165 (Barra 1), também portador de óleo e localizado a cerca de 30 quilômetros do poço Moita Bonita.

A descoberta de Moita Bonita foi constatada por indícios de petróleo identificados durante a perfuração do poço, pela análise dos perfis e por amostras de fluidos recuperadas em testes a cabo, segundo a Petrobras. A partir da profundidade de 5.070 metros foi verificada uma coluna de hidrocarbonetos de cerca 300 metros, dos quais 52 metros são formados por arenitos porosos portadores de óleo leve, gás e condensado.

A companhia informou que dará continuidade aos estudos da área, incluindo a análise dos dados de rocha e fluido obtidos nesse poço, com objetivo de apresentar o Plano de Avaliação de Descoberta para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia