Mundo

Pesquisa confirma vantagem eleitoral de Merkel na Alemanha

Angela Merkel alcançará no domingo uma clara vantagem sobre seus rivais, mas precisará de um parceiro para governar em coalizão, segundo pesquisa

Angela Merkel, chanceler alemã: União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler obterá 40% dos votos, um ponto a mais que na pesquisa da semana passada, diz pesquisa (Ralph Orlowski/Reuters)

Angela Merkel, chanceler alemã: União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler obterá 40% dos votos, um ponto a mais que na pesquisa da semana passada, diz pesquisa (Ralph Orlowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 09h47.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, alcançará no domingo uma clara vantagem sobre seus rivais, mas precisará de um parceiro para governar em coalizão, segundo uma imprevista pesquisa de opinião do Instituto Forsa, divulgada nesta sexta-feira.

O centro demoscópico estima que a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler obterá 40% dos votos, um ponto a mais que na pesquisa da semana passada, mas insuficiente para uma maioria parlamentar.

Além disso, o estudo constrata os dados de anteriores enquetes eleitorais ao dar aos tradicionais parceiros de Merkel, os liberais, 5% dos votos, o mínimo legal para chegar ao Bundestag (câmara baixa).

Por sua parte, o Partido Social-Democrata Alemão (SPD) alcançará 26% dos votos, contra 10% que obterão Os Verdes e 9% da Esquerda, segundo a pesquisa.

Os eurocéticos de Alternativa para a Alemanha (AfD) terão 4% dos votos e Os Piratas somarão 2%, acrescenta, e portanto ambos ficariam fora do Bundestag.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaAlemanhaAngela MerkelEleições

Mais de Mundo

Guerra das Fontes: Rubio proíbe o uso da Calibri em documentos, diz jornal

EUA planeja exigir que turistas apresentem histórico de redes sociais

'Venezuela voltará a respirar', diz filha de Maria Corina no Nobel da Paz

Venezuela reage a Trump e diz que defesa está 'reforçada com armas'