Mundo

Peru declara estado de emergência por chuvas em selva no sul

Decreto permitirá aplicar medidas de exceção para reabilitação de locais afetados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 18h49.

Priorizar nos meus resultados Google

O Peru declarou estado de emergência por 60 dias na região de Madre de Dios, na selva do sul do país, devido às fortes chuvas e transbordamentos de rios que deixaram pelo menos 2.800 desabrigados, segundo o diário oficial.

A medida de emergência em Madre de Dios "será aplicada nas províncias de Tambopata, Tahuamanu e Manu (onde fica a Reserva Natural do Manu), porque são as mais afetadas pelas chuvas e pelos transbordamentos dos rios", destacou o decreto publicado neste domingo.

O decreto permitirá aplicar medidas de exceção para a reabilitação de locais afetados, além da mobilização dos ministérios da Agricultura, da Saúde e outras instituições regionais e governamentais, acrescentou.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Defesa Civil, na região de Madre de Dios, as chuvas e as cheias dos rios deixaram 2.800 desabrigados, 560 casas destruídas, 1.270 residências afetadas, 15 km de estradas totalmente danificadas, duas pontes afetadas e 782 hectares de cultivos afetados.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChuvasPeru

Mais de Mundo

Deslizamento de terra bloqueia rio e causa nova enchente no Nepal

Papa Leão XIV passará por cirurgia para retirar nódulo no pulmão

As duas ameaças que podem complicar a vida de Trump nas eleições dos EUA

Bombardeio da Rússia mata 17 pessoas na Ucrânia; três delas eram crianças