Meca: tudo está preparado nesta cidade santa para acolher os mais de dois milhões de peregrinos (Kevork Djansezian/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2012 às 06h31.
Riad - A peregrinação anual dos muçulmanos à cidade saudita de Meca começa nesta quarta-feira com o Youm el Tarueya ("Dia da Reflexão"), dedicado ao descanso, à reza e à meditação.
Tudo está preparado nesta cidade santa para acolher os mais de dois milhões de peregrinos - 1,6 milhão vindos de outros países e 750 mil da Arábia Saudita - que chegaram para cumprir os rituais do "hajj", um dos cinco pilares do islã.
Os fiéis passarão o dia de hoje no Vale de Mina, nos arredores de Meca, onde, segundo o islã, Abraão acudiu para cumprir a ordem divina de sacrificar o seu filho Ismael, antes que Alá lhe enviasse um carneiro.
Vestidos com o "ihram", duas peças brancas sem costura para os homens e uma túnica longa para as mulheres, todos os peregrinos entoarão em uníssono 'Labaik Allahuma Labaik' ('Aqui estou, Senhor, aqui estou') durante sua estadia em Mina.
Os crentes permanecerão no vale até a próxima madrugada, quando começarão a subir ao Monte Arafat para cumprir amanhã o rito seguinte do "hajj", o mais importante da peregrinação.