Mundo

Pequenas usinas produziram menos que o esperado

Atrasos em obras e dificuldade em calcular a produtividade de usinas eólicas causaram os resultados baixos, acredita especialista

Parque eólico em Fortaleza, Ceará: dificuldade em conhecer os ventos (CicloVivo)

Parque eólico em Fortaleza, Ceará: dificuldade em conhecer os ventos (CicloVivo)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 15h18.

São Paulo – As pequenas usinas elétricas estão produzindo menos do que o esperado, de acordo com o especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Aymoré de Castro Alvim Filho. Em exposição no Wind Forum Brazil 2011, Aymoré disse que esse grupo de geradoras, que inclui pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas eólicas e de biomassa, produziu 1,5 mil megawatts (MW) a menos que os 4,3 mil MW esperados.

Segundo o especialista, o problema ocorre por causa de atrasos em algumas obras. Mas também pode indicar falhas no método de cálculo da produção das usinas eólicas. Para Aymoré, falta uma base de dados sobre comportamento e sazonalidade dos ventos no país, que possa ajudar nas previsões de produção de energia. “O insumo que nós temos hoje para fazer as previsões, realmente, não gera uma expectativa de geração com confiabilidade significativa”.

Por isso, o especialista disse que poderá haver ajustes nos contratos, com base na geração efetivamente verificada. Aymoré ponderou, no entanto, que o período curto de observação (apenas dois anos) ainda não permite dizer se os cálculos estão realmente errados ou se o período foi atípico.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaUsinasHidrelétricas

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha