Mundo

Peña Nieto vence eleições, segundo apuração oficial

O candidato à Presidência pelo PRI teve 38,21% dos votos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 14h06.

México - O candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, venceu as eleições presidenciais mexicanas com 38,21% dos votos, segundo a apuração oficial das atas de todas as zonas eleitorais do país.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, ficou com 31,59%, seguido por Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN), com 25,41%.

Em último lugar ficou Gabriel Quadri, do Partido Nova Aliança (Panal), com 2,29%, segundo a contagem iniciada nesta quarta-feira nos 300 distritos eleitorais do país. Os resultados ainda podem ser impugnados.

Os resultados oficiais incluem a contagem das 143.435 mesas eleitorais instaladas no domingo, incluídos os votos dos mexicanos no exterior.

O resultado do cômputo de 100% das atas eleitorais, que inicialmente seria anunciado na quinta-feira, atrasou até esta manhã diante da necessidade de recontagem dos votos de 54,5% das urnas por razões determinadas por leis eleitorais.

Estas razões ocorrem quando existe uma diferença igual ou menor a um ponto percentual entre o primeiro e segundo lugar ou quando ocorrem inconsistências nas atas de votação.

O PAN anunciou que respeitará os resultados das eleições, embora tenha denunciado irregularidades no processo. Já a esquerda confirmou sua intenção de impugnar as eleições em função de supostas fraudes.

O representante da esquerda no IFE, Camerino Márquez, explicou que a impugnação das eleições será pedida em 12 de julho, quando termina o prazo legal de quatro dias para sua apresentação após a notificação oficial do resultado das eleições.

*Matéria atualizada às 14h05

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesMéxicoPolítica

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal