Exame Logo

Partido Democrata ordena a revisão do resultado do caucus em Iowa

A decisão vem depois de problemas na divulgação do resultado do caucus, que aconteceu na segunda-feira. Buttigieg e Sanders estão quase empatados

Eleitores de Bernie Sanders no caucus em Iowa (Brian Snyder/Reuters)

Gabriela Ruic

Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 15h39.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2020 às 15h53.

São Paulo – Depois de dias de tensão e confusão, o presidente do diretório nacional do Partido Democrata, Tom Perez, ordenou que o braço estadual do partido em Iowa ( Estados Unidos ) faça a revisão do resultado do caucus, comparando os votos com os relatórios de cada um dos locais de votação.

Veja também

A decisão vem depois de problemas na divulgação do candidato vencedor do caucus, realizado na última segunda-feira (03). O processo não havia sido concluído até a tarde desta quinta-feira (06). “Chega”, escreveu Perez, “para garantir a confiança dos eleitores nos resultados, estou ordenando que o Partido Democrata em Iowa faça a recontagem dos votos”, disse ele, “e continuarão a reportar os resultados”, finalizou.

Até o momento, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend (Indiana), e Bernie Sanders, senador do estado de Vermont, estão praticamente empatados, com o novato mantendo uma leve vantagem (26,2% contra 26,1%). Elizabeth Warren seguia em terceiro (18,2%) e o ex-vice-presidente Joe Biden, favorito em âmbito nacional, aparecia em quarto (15,8%).

O caucos em Iowa é uma das prévias mais importantes do Partido Democrata. Desde 1996, todos os candidatos democratas vencedores nesse estado acabaram levando a nomeação do partido na convenção nacional, que neste ano acontece em julho de 2020.

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersDonald TrumpElizabeth WarrenEstados Unidos (EUA)Joe BidenPartido Democrata (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame