Partido Comunista Chinês é a principal ameaça de nosso tempo, diz Pompeo
Secretário de Estados dos Estados Unidos já acusou Pequim de ser "abertamente hostil" a Washington e de ter uma "nova visão do autoritarismo"
AFP
Publicado em 30 de janeiro de 2020 às 10h30.
Última atualização em 30 de janeiro de 2020 às 10h31.
São Paulo — O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira durante um evento público em Londres que o Partido Comunista que governa a China é "a principal ameaça de nosso tempo aos princípios democráticos ocidentais".
"O Partido Comunista Chinês representa a principal ameaça de nosso tempo", declarou Pompeo em um evento ao lado de seu colega britânico Dominic Raab, em um contexto de tensão entre Londres e Washington pela decisão britânica de permitir que o grupo chinês Huawei participe, de forma limitada, de sua rede 5G.
A China "é uma enorme economia à qual a economia americana está intimamente ligada. Esta é uma grande oportunidade para fazer negócios", completou o chefe da diplomacia americana.
"Mas o Partido Comunista Chinês sob o presidente Xi tem deixado claro que tem objetivos que não são consistentes com os grandes valores defendidos por países como Estados Unidos e Reino Unido", destacou.
E pediu aos aliados ocidentais a "garantir que o próximo século seja governado pelos princípios democráticos ocidentais".
No fim de outubro, Pompeo acusou Pequim de ser "abertamente hostil" a Washington. Um mês depois, ele acusou a China de ter uma "nova visão do autoritarismo".
Pequim pediu na ocasião que ele "abandonasse os preconceitos ideológicos e sua antiquada mentalidade de Guerra Fria".