Mundo

Partido Comunista Chinês é a principal ameaça de nosso tempo, diz Pompeo

Secretário de Estados dos Estados Unidos já acusou Pequim de ser "abertamente hostil" a Washington e de ter uma "nova visão do autoritarismo"

Pompeo: americano pediu aos aliados ocidentais que garantam que o próximo século seja governado pelos princípios ocidentais (Andrew Harnik/Reuters)

Pompeo: americano pediu aos aliados ocidentais que garantam que o próximo século seja governado pelos princípios ocidentais (Andrew Harnik/Reuters)

A

AFP

Publicado em 30 de janeiro de 2020 às 10h30.

Última atualização em 30 de janeiro de 2020 às 10h31.

São Paulo — O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira durante um evento público em Londres que o Partido Comunista que governa a China é "a principal ameaça de nosso tempo aos princípios democráticos ocidentais".

"O Partido Comunista Chinês representa a principal ameaça de nosso tempo", declarou Pompeo em um evento ao lado de seu colega britânico Dominic Raab, em um contexto de tensão entre Londres e Washington pela decisão britânica de permitir que o grupo chinês Huawei participe, de forma limitada, de sua rede 5G.

A China "é uma enorme economia à qual a economia americana está intimamente ligada. Esta é uma grande oportunidade para fazer negócios", completou o chefe da diplomacia americana.

"Mas o Partido Comunista Chinês sob o presidente Xi tem deixado claro que tem objetivos que não são consistentes com os grandes valores defendidos por países como Estados Unidos e Reino Unido", destacou.

E pediu aos aliados ocidentais a "garantir que o próximo século seja governado pelos princípios democráticos ocidentais".

No fim de outubro, Pompeo acusou Pequim de ser "abertamente hostil" a Washington. Um mês depois, ele acusou a China de ter uma "nova visão do autoritarismo".

Pequim pediu na ocasião que ele "abandonasse os preconceitos ideológicos e sua antiquada mentalidade de Guerra Fria".

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia