Mundo

Parlamento Latino-Americano analisa suspensão do Paraguai

Castillo disse que a ''suspensão ou não'' do Paraguai do Parlatino será definida na Assembleia do organismo


	Lugo foi destituído no último dia 22 de junho pelo Senado de seu país e substituído pelo até então vice-presidente Federico Franco
 (Jorge Adorno/Reuters)

Lugo foi destituído no último dia 22 de junho pelo Senado de seu país e substituído pelo até então vice-presidente Federico Franco (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 20h38.

Montevidéu - O Parlamento Latino-Americano (Parlatino) analisa com ''objetividade e muito apegado ao direito'' a possível suspensão do Paraguai do organismo após a cassação do ex-mandatário paraguaio Fernando Lugo, afirmou nesta sexta-feira seu presidente, o deputado panamenho Elías Castillo.

Castillo liderou em Montevidéu uma reunião da Mesa Diretiva do Parlatino na qual uma delegação do Congresso paraguaio apresentou seus argumentos para tentar bloquear a intenção de suspensão impulsionada pela Argentina.

''Recebemos a delegação paraguaia cumprindo com o que estabelecem os estatutos do Parlatino para dar a oportunidade à sua defesa'', destacou Castillo à Agência Efe.

Castillo disse que a ''suspensão ou não'' do Paraguai do Parlatino será definida na Assembleia do organismo que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro na Cidade do Panamá.

As alegações da delegação paraguaia, contidas em um documento de mais de 50 páginas, serão enviadas para análise dos 23 países que integram o Parlamento Latino-Americano.

Na Assembleia do Parlatino têm direito a participar 12 parlamentares dos 23 países que o integram e para aprovar a suspensão são necessários dois terços de votos a favor.

Lugo foi destituído no último dia 22 de junho pelo Senado de seu país e substituído pelo até então vice-presidente Federico Franco em uma manobra que foi considerada ''golpista'' pelos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e pelo Mercosul, que decidiram a suspensão temporária do Paraguai em ambos blocos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaParaguaiPolítica

Mais de Mundo

Namíbia sacrificará mais de 700 animais selvagens para alimentar sua população

Meta inicial de vacinação de crianças contra poliomielite em Gaza foi superada, diz OMS

EUA, UE e nove países latino-americanos rejeitam mandado de prisão contra opositor na Venezuela

China inicia investigação sobre importações de canola do Canadá em resposta a tarifas de elétricos

Mais na Exame