Mundo

Parlamento japonês aprova 114 bi de euros para reconstrução

O montante adicional também tem a finalidade de amortecer a valorização do iene, pesado empecilho à recuperação da economia japonesa

Este será o segundo maior orçamento especial na história do Japão após o aprovado em 2009 sob o calor da crise financeira global
 (Teresa Barraclough/AFP)

Este será o segundo maior orçamento especial na história do Japão após o aprovado em 2009 sob o calor da crise financeira global (Teresa Barraclough/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2011 às 13h44.

Redação Central - A Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovou nesta quinta-feira um orçamento adicional de 114 bilhões de euros para reconstruir as áreas afetadas pelo terremoto e o tsunami de março e amortecer a valorização do iene, pesado empecilho à recuperação da economia japonesa.

O sinal verde à iniciativa aprovada pelo governo japonês em 21 de outubro foi possível graças ao apoio dos partidos de oposição.

Para conseguir o acordo, o governista Partido Democrático do Japão teve de adotar demandas como a ampliação do vencimento dos bônus estatais para financiar o orçamento.

O passo seguinte é transferir o orçamento à Câmara Alta do Parlamento, controlado pela oposição, com o objetivo que a lei entre em vigor neste mesmo mês.

Com valor de 114,430 bilhões de euros, este será o segundo maior orçamento especial na história do Japão após o aprovado em 2009 sob o calor da crise financeira global.

Seus principais recursos estão dirigidos a reconstruir as áreas afetadas pela catástrofe de março, que deixou 20 mil mortos e desaparecidos, destruindo milhares de casas e infraestruturas e abriu uma crise nuclear com os danos causados em uma central. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoCrises em empresasTsunamiOrçamento federal

Mais de Mundo

Vírus Nipah: OMS diz que Índia tem capacidade para conter epidemia

ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália

Espanha anuncia plano para regularizar quase 500 mil imigrantes

Tempestade de inverno mata ao menos 23 pessoas e paralisa os EUA