Mundo

Parlamento do Reino Unido rejeita pedido de Johnson para antecipar eleição

Primeiro-ministro britânico só conseguiu 299 votos a favor da disputa eleitoral antecipada, enquanto precisava de no mínimo 434

Boris Johnson: premiê britânico não conseguiu apoio do parlamento para antecipar as eleições gerais  (Parliament TV/Reuters)

Boris Johnson: premiê britânico não conseguiu apoio do parlamento para antecipar as eleições gerais (Parliament TV/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 17h03.

O Parlamento britânico rejeitou a proposta do governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de convocar eleições gerais em 12 de dezembro. Foram 299 votos a favor da disputa eleitoral e 70 contra - o restante foram abstenções -, abaixo dos dois terços (434 votos) necessários.

A proposta de realizar eleições gerais em 12 de dezembro foi apresentada por Johnson com objetivo de evitar um novo adiamento da data de Brexit, que hoje foi transferida de 31 de outubro para janeiro, com consentimento da União Europeia (UE).

Após o anúncio do resultado, Johnson afirmou aos parlamentares que "de um jeito ou de outro, vamos ter outra eleição". O primeiro-ministro acrescentou, ainda, que "agora que um cenário sem acordo está descartado, temos um ótimo pacto", em referência ao entendimento firmado por ele com a UE.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Juiz suspende parcialmente ordem de silêncio imposta a Trump antes de julgamento

Lufthansa aumenta preços de passagens na Europa para cobrir custos ambientais

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Brasileiro é eleito para chefiar a Interpol pela 1ª vez

Mais na Exame