Mundo

Parlamento de Israel aprova eleições antecipadas em abril de 2019

A antecipação das eleições ocorre em meio a uma crise enfrentada pelo primeiro-ministro, alvo de uma série de investigações de corrupção.

Imagem de arquivo de Benjamin Netanyahu: governo do primeiro-ministro israelense antecipa pleito do ano que vem (Ronen Zvulun/Reuters)

Imagem de arquivo de Benjamin Netanyahu: governo do primeiro-ministro israelense antecipa pleito do ano que vem (Ronen Zvulun/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 06h59.

Jerusalém- O parlamento de Israel aprovou nesta quinta-feira a dissolução do Legislativo e formalizou a antecipação das próximas eleições para 9 de abril, como anunciado pelo primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

A convocação antecipada do pleito foi aprovada por 102 votos a favor e dois contrários - de um total de 120 parlamentares.

O ministro de Turismo, Yariv Levin, que representava o governo, disse que os quatro últimos anos foram de "grandes avanços da coalizão que trabalhou no parlamento".

Os líderes da coalizão do governo de Israel, chefiada por Netanyahu, anunciaram na segunda-feira a convocação de eleições antecipadas após sucessivas crises, a última delas as discordâncias em relação a um projeto de lei para ampliar o recrutamento obrigatório para o serviço militar entre os judeus ultraortodoxos.

O projeto de lei aprovado hoje determina a dissolução do parlamento em preparação para as eleições e antecipa o pleito para o dia 9 de abril de 2019.

A oposicionista Tzipi Lvini, líder da União Sionista, disse que os últimos quatro anos foram marcados por uma "sensação de medo" e pela preocupação quanto ao futuro da democracia israelense.

Para ela, as eleições são a esperança de mudar essa "liderança corrupta que prejudicou a imagem de Israel".

O anúncio da antecipação das eleições em três meses ocorre em meio a uma crise enfrentada por Netanyahu, alvo de uma série de investigações de corrupção.

Apesar disso, as pesquisas realizadas depois do anúncio das eleições antecipadas mostram Netanyahu na liderança.

Acompanhe tudo sobre:IsraelEleições

Mais de Mundo

Jose Balcázar é eleito presidente do Peru e será 9º líder em 10 anos

Governo dos EUA diz que 'tem várias razões' para um ataque contra o Irã

Irã anuncia lançamentos de foguetes nesta quinta-feira diante de pressão dos EUA

Sistema ferroviário da China vende 274 milhões de passagens no período do Ano Novo Lunar