Mundo

Paraguai está otimista sobre fim da suspensão da Unasul

A reunião entre líderes político da América do Sul ocorre nos próximos dias 29 e 30


	O chanceler do Paraguai, José Félix Estigarribia: como todos sabem, nós mostramos os fatos e esperamos que as deliberações, definidas na cúpula, levem ao fim das sanções"
 (©AFP/Archivo / pablo porciuncula)

O chanceler do Paraguai, José Félix Estigarribia: como todos sabem, nós mostramos os fatos e esperamos que as deliberações, definidas na cúpula, levem ao fim das sanções" (©AFP/Archivo / pablo porciuncula)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2012 às 08h45.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández Estigarribia, disse estar otimista com a possibilidade de os líderes políticos acabarem com a suspensão do Paraguai da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na Cúpula da Unasul, em Lima, no Peru. A reunião ocorre nos próximos dias 29 e 30. A presidente Dilma Rousseff confirmou presença.

Em junho, o Paraguai foi suspenso do grupo, pois os líderes políticos da região concluíram que o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo gerou o rompimento da ordem democrática.

Paralelamente, o Mercosul também suspendeu o Paraguai do bloco. Ambas as sanções são válidas até abril de 2013, quando ocorrem eleições presidenciais no país. Lugo ainda não confirmou se irá concorrer.

O otimismo do chanceler paraguaio é causado pela reação do presidente do Grupo de Alto Nível da Unasul, Salomon Lerner, que visitou o país na semana passada. Segundo ele, Lerner elogiou o processo eleitoral em curso no Paraguai.

"Os comentários dele me pareceram positivos. Como todos sabem, nós mostramos os fatos e esperamos que as deliberações, definidas na cúpula, levem ao fim das sanções ao Paraguai", disse o chanceler.

Fernández Estigarribia acrescentou que o Paraguai vive momento de tranquilidade, apesar de nos últimos dias terem ocorrido manifestações contra o governo. "A realidade é que não há calma absoluta, o povo paraguaio se comportou à altura das melhores pessoas do mundo, como é sua tradição. Nós temos uma democracia em funcionamento e com suas instituições plenas”, disse. Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaParaguaiUnasul

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros