Mundo

Para ministro, críticas a Belo Monte são motivadas por “inveja"

Segundo Edison Lobão, pessoas e organizações contrárias à usina estão mal informadas

Maior empreendimento do PAC, Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, com potência instalada de 12mil MW e geração média de 4 mil MW (Paulo Jares/VEJA)

Maior empreendimento do PAC, Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, com potência instalada de 12mil MW e geração média de 4 mil MW (Paulo Jares/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 17h12.

São Paulo – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (21) que as críticas à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte são motivadas por “inveja” e “má fé”. Segundo ele, pessoas e organizações contrárias à usina estão mal informadas.

"O que se diz que é um grave problema não existe. Eu chego a pensar que aqueles que se manifestam no exterior contra nós o fazem por inveja, além da má fé”, afirmou Lobão, durante a abertura do EXAME Fórum Energia, em São Paulo.

O ministro declarou que Belo Monte será um exemplo para o mundo. O potencial de geração de energia da usina será enorme e os impactos socioambientais serão todos reparados.

De acordo com ele, o governo federal e o consórcio responsável pela obra da usina têm se esforçado para repassar informações sobre a sustentabilidade da obra. Entretanto, Lobão destacou que as críticas mal informadas acabam recebendo mais atenção do que os fatos.

A construção de Belo Monte é alvo de críticas de ambientalistas e de organizações indígenas e ribeirinhas da região do Xingu. O projeto chegou ser contestado na Organização dos Estados Americanos (OEA). Uma das principais críticas ao projeto é a falta de consulta aos povos indígenas que serão afetados pelo empreendimento. Na Justiça, Belo Monte é alvo de 14 ações que ainda aguardam julgamento de mérito.

Maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, com potência instalada de 12 mil megawatts (12MW), e geração média de 4 mil MW. A construção da usina alagará uma área de 516 quilômetros quadrados.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaeventos-exameEXAME FórumHidrelétricasPolítica no BrasilProtestosUsinas

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD