Mundo

Para Merkel, Thatcher foi uma "importante liderança"

A chanceler alemã a qualificou como "uma das maiores líderes da política mundial na época em que estava à frente do Reino Unido"


	Angela Merkel: a chanceler alemã disse também que Thatcher "serviu de exemplo para muitos por ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo democrático mais importante que existe".
 (Johannes Eisele/AFP)

Angela Merkel: a chanceler alemã disse também que Thatcher "serviu de exemplo para muitos por ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo democrático mais importante que existe". (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 14h50.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, elogiou nesta segunda-feira a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher - que morreu hoje vítima de um derrame cerebral - e a qualificou como "uma das maiores líderes da política mundial na época em que estava à frente do Reino Unido".

Em comunicado, Merkel afirmou que Thatcher teve a capacidade de reconhecer a força dos movimentos a favor da liberdade no leste europeu, e de apoiá-los.

"Jamais esquecerei sua contribuição para a superação da divisão da Europa e ao fim da Guerra Fria", ressaltou Merkel.

A chanceler alemã disse também que Thatcher "serviu de exemplo para muitos por ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo democrático mais importante que existe, em um tempo em que isso ainda não era algo tão comum, e ainda desempenhar sua função de maneira brilhante".

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, expressou, também por meio de um comunicado, a sua "consternação" pela morte da ex-primeira-ministra britânica.

"Despedimo-nos de uma grande política cuja obra observamos com toda a admiração. Margaret Thatcher transformou a Grã-Bretanha de forma permanente. Além disso, deixa um grande legado na história da Europa e do mundo", acrescentou.

Segundo o ministro, "Thatcher figurava entre as poucas pessoas que, ainda em vida, já se sabia que estavam escrevendo a História".

"Sempre tinha uma opinião própria, destacada e ao mesmo tempo inconfundível", ressaltou.

Ele também deu suas condolências aos parentes da ex-primeira-ministra, "cujos últimos anos foram marcados pela grave doença de Thatcher", e desejou à eles "muita força em sua dor".

"Nestes momentos estamos também com todo o povo britânico. É em acontecimentos assim que experimentamos um sentimento de unidade europeu", concluiu. 

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelEuropaMargaret ThatcherPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino Unido

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame