Mundo

Papa pede aos católicos compromisso e respeito aos imigrantes africanos

Bento XIV convidou os católicos a oferecerem aos imigrantes a simplicidade, a franqueza, o entusiasmo e a beleza da fé cristã

Bento XVI: "Peço-lhes que sejam generosos, receptivos e solidários" (Getty Images)

Bento XVI: "Peço-lhes que sejam generosos, receptivos e solidários" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2011 às 15h46.

O papa Bento XVI pediu neste sábado aos católicos italianos e aos políticos "um forte compromisso frente a grande chegada" de imigrantes africanos, enfatizando a necessidade de garantir o respeito a seus direitos inalienáveis.

"Peço-lhes que sejam generosos, receptivos e solidários", escreveu em mensagem por ocasião da XIV Assembleia da Ação Católica Italiana.

"Tantos homens, mulheres e jovens entram em contato com o nosso mundo, o qual conhecem superficialmente e dele têm imagens ilusórias. Eles precisam manter vivas sua esperança e dignidade. Necessitam de pão, trabalho, liberdade, justiça e paz, e que tenham reconhecidos seus direitos inalienáveis de filhos de Deus", assinalou o pontífice.

"Também precisam de fé, e nós podemos ajudá-los no que diz respeito às suas convicções religiosas, através de um intercâmbio livre e pacífico", acrescentou.

Como parte deste intercâmbio, Bento XIV convidou os católicos a oferecerem aos imigrantes a "simplicidade, a franqueza, o entusiasmo e a beleza" da fé cristã.

O papa também fez referência à política mundial, evocando o papel dos vários católicos envolvidos, num momento em que surgem relatos de xenofobia na Itália por ocasião da crise no norte da África, que provocou o desembarque de milhares de imigrantes na costa do país.

"A Itália atravessou períodos históricos difíceis e saiu de todos eles fortalecida, graças à adesão incondicional dos católicos, comprometidos com a vida política e com as instituições", lembrou o papa, pedindo que os fiéis façam o mesmo nos dias atuais.

"Hoje, a vida pública precisa de uma nova resposta generosa por parte dos fiéis, para que coloquem a disposição sua própria capacidade e suas forças intelectuais, espirituais e morais", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaImigração

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros