Mundo

Papa pede a novos cardeais que evitem 'intrigas, adulações'

Centenas de familiares dos cardeais e delegações oficiais dos países que os acompanhavam, além de centenas de fiéis, lotaram hoje a Basílica


	Papa: Francisco afirmou que 'o comportamento de Deus pode se transformar na regra de nossas ações'.
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Papa: Francisco afirmou que 'o comportamento de Deus pode se transformar na regra de nossas ações'. (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2014 às 09h22.

Cidade do Vaticano - O papa disse neste domingo aos novos cardeais nomeados ontem que os religiosos estão entrando na 'Igreja Católica Apostólica Romana, não em uma corte', e devem evitar 'intrigas, falatório, adulações, favoritismo e preferências'.

Francisco celebrou hoje a Eucaristia com os 19 cardeais designados ontem, entre eles dom Orani Tempesta, com a histórica presença do papa emérito Bento XVI, em uma cerimônia na Basílica de São Pedro e diante de todos os prelados, que vieram ao Vaticano em função do primeiro Consistório de seu pontificado.

Centenas de familiares dos cardeais e delegações oficiais dos países que os acompanhavam, além de centenas de fiéis, lotaram hoje a Basílica.

Durante a homilia, o papa se dirigiu aos 218 cardeais, dos quais 122 são eleitores e 96 não (por ter mais de transpassado de 80 anos).

'Imitar a santidade e a perfeição de Deus pode parecer uma meta inalcançável'. disse.

Francisco afirmou que 'o comportamento de Deus pode se transformar na regra de nossas ações'.

'Mas lembremos que, sem o Espírito Santo, nosso esforço seria vão', acrescentou.

O papa fez referência ao Levítico que diz: 'Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos. Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Mas Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.

'Nós, no entanto -disse o papa argentino-, somos tão diferentes, tão egoístas e orgulhosos; mas a bondade e a beleza de Deus nos atraem, e o Espírito Santo pode nos purificar, pode nos transformar, pode nos moldar dia a dia'.

Com a nomeação ontem de 19 prelados, o número de cardeais aumentou para 218, dos quais mais da metade (116) são europeus, seguidos pelos latino-americanos (34).

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa FranciscoPapasReligião

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame