Mundo

Papa pede a Abbas "decisões valentes" a favor da paz

Papa recebeu o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e manifestou a necessidade de "que sejam tomadas decisões valentes" a favor da paz

Papa Francisco (d) com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas: outro assunto analisado no encontro foi a situação na Síria (Maurizio Brambatti/Pool/Reuters)

Papa Francisco (d) com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas: outro assunto analisado no encontro foi a situação na Síria (Maurizio Brambatti/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 10h41.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira no Vaticano o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e lhe manifestou a necessidade de "que sejam tomadas decisões valentes" a favor da paz no Oriente Médio.

Na reunião que durou cerca de 30 minutos, foi expressado "o desejo de que as negociações entre israelenses e palestinos produzam os frutos desejados para encontrar uma solução justa e duradoura para um conflito cujo final é cada vez mais necessário e urgente", segundo comunicado da assessoria de imprensa do Vaticano.

Outro assunto analisado no encontro foi a situação na Síria, sobre a qual o papa expressou "uma grande preocupação" e desejou que "a lógica da violência dê lugar ao diálogo e à reconciliação o mais rápido possível".

Sobre as relações bilaterais, ambos manifestaram "satisfação com os progressos realizados na elaboração de um acordo global sobre alguns aspectos essenciais da vida e a atividade da Igreja Católica na Palestina".

Durante o encontro, Abbas convidou o pontífice argentino a visitar a Terra Santa.

Francisco presenteou Abbas com uma caneta que reproduz uma das colunas do baldaquino (dossel) de São Pedro, de Gian Lorenzo Bernini. O líder palestino afirmou que com ela "espera assinar os acordos de paz com Israel". "Espero que seja em breve", acrescentou o papa.

No último dia 30 de abril, Francisco recebeu o presidente de Israel, Shimon Peres, que também lhe convidou para viajar a Jerusalém.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, explicou há poucos dias à imprensa israelense que a peregrinação do papa e do rabino argentino Abraham Skorka a Jerusalém é "um sonho comum", mas que ainda não há data confirmada.

Alguns meios de comunicação israelenses anteciparam que a viagem pode acontecer em março ou abril do ano que vem.

O presidente da ANP chegou à biblioteca do palácio pontifício para seu encontro com o papa com uma delegação formada por 13 pessoas, entre elas, a prefeita de Belém, Vera Baboun.

Acompanhe tudo sobre:Oriente MédioPalestinaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump