Mundo

Papa irá canonizar pastorinhos portugueses de Fátima

Até um milhão de pessoas são esperadas para assistir à missa de canonização de sábado no santuário para os pastorinhos em Portugal

Papa Francisco: para Portugal, um dos países mais católicos da Europa, a cerimônia é um acontecimento grandioso (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: para Portugal, um dos países mais católicos da Europa, a cerimônia é um acontecimento grandioso (Tony Gentile/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de maio de 2017 às 09h13.

Fátima - O papa Francisco irá transformar duas crianças pastoras portuguesas em santos nesta semana, coroando uma crença iniciada com relatos de visões de Nossa Senhora 100 anos atrás que fizeram do Santuário de Fátima um dos mais famosos da cristandade.

Até um milhão de pessoas são esperadas para assistir à missa de canonização de sábado no santuário para os pastorinhos, que o Vaticano acredita terem recebido mensagens da mãe de Jesus Cristo que se tornaram conhecidas como os três segredos de Fátima.

"Para este momento abençoado que culmina um século de momentos abençoados, exulto em seus preparativos de oração intensa", disse o papa em uma mensagem ao povo português antes da visita de dois dias.

Fátima é a cidade do centro de Portugal onde as aparições foram registradas.

"Acho que isso tem uma importância muito grande para o mundo todo", disse Vanessa, uma fiel que fez uma peregrinação das Filipinas ao santuário. Ela classificou a canonização em reconhecimento ao impacto de Fátima como "histórica".

Para Portugal, um dos países mais católicos da Europa --81 por cento da população diz pertencer à religião-- a cerimônia é um acontecimento grandioso, e a história de Fátima é conhecida universalmente.

"Bem-vindo, papa Francisco", diz um grande pôster com imagens do pontífice e dos pastorinhos pendurado sobre o principal cruzamento de Lisboa.

O padre Vitor Coutinho, vice-diretor do Santuário de Fátima, disse que Francisco está mostrando a importância de Fátima à igreja ao realizar a canonização lá, e não em Roma, onde são realizadas normalmente.

"Assim ele confirma que uma vida vivida na luz da espiritualidade de Fátima pode levar à santidade", afirmou Coutinho.

A história dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, cativou os católicos desde sua primeira visão relatada, em 13 de março de 1917, que foi do inferno e de um clamor por oração e conversão que, se ignorada, levaria a outra guerra mundial.

A segunda foi um alerta de que a Rússia iria "espalhar seus erros" pelo mundo se as pessoas não se voltassem para Deus, e o terceiro segredo, só revelado pelo Vaticano em 2000, foi uma previsão da tentativa de assassinato do papa João Paulo 2º em 1981.

João Paulo 2º sobreviveu e deu a bala que o atingiu ao bispo de Fátima. Mais tarde ela foi colocada na coroa da estátua de Fátima, e muitos portugueses dizem que ela se encaixa perfeitamente, o que daria prova da visão.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa Francisco

Mais de Mundo

Venezuela: a sete dias da eleição, pesquisas divergem sobre resultado

Serviço Secreto admite que rejeitou pedidos de Trump por mais agentes nos últimos dois anos

Paris 2024 descarta o uso de máscaras contra a covid-19, por enquanto

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Mais na Exame