Mundo

Papa institui Jornada Mundial contra crise ecológica

Francisco lançou em junho encíclica na qual propõe uma "revolução corajosa para salvar a Terra do consumismo, do aquecimento climático e da destruição"


	Papa Francisco: "queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que humanidade está vivendo"
 (Filippo Monteforte/AFP)

Papa Francisco: "queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que humanidade está vivendo" (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2015 às 11h37.

O Papa Francisco instituiu a "Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação", que será celebrada anualmente em 1º de setembro, como acontece há tempos na Igreja Ortodoxa, informou o Vaticano nesta segunda-feira.

"Como cristãos, queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que humanidade está vivendo", escreveu o papa em uma carta na qual explica sua decisão.

"A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que implica deixar brotar todas as consequências de seu encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que os rodeia", acrescentou.

"A Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrada anualmente, oferecerá a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de protetores da criação", afirma ainda.

O papa lançou em junho a encíclica "Laudato si", na qual propõe uma "revolução corajosa para salvar a Terra do consumismo, do aquecimento climático e da destruição".

"Vivemos em um tempo em que todos os cristão enfrentam desafios idênticos e importantes, e aos quais devemos dar respostas comuns, se quisermos ser mais confiáveis e eficazes", admitiu ao decidir celebrar a jornada junto com a Igreja ortodoxa, um gesto a mais de aproximação e diálogo.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles