Mundo

Palestinos estimam 6 billhões de euros para reconstruir Gaza

Conselho Econômico Palestino acrescentou que a reconstrução levará cinco anos, se Israel suspender totalmente o bloqueio a Gaza

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 16h55.

Ramallah - A reconstrução da Faixa de Gaza, devastada por 50 dias de ofensiva israelense, custará cerca de 6 bilhões de euros, avaliaram analistas da Autoridade Palestina em um relatório apresentado nesta quinta-feira.

O Conselho Econômico Palestino para o Desenvolvimento e a Reconstrução, organismo da Autoridade Palestina, acrescentou que a reconstrução levará "cinco anos, se Israel suspender totalmente o bloqueio a Gaza".

O acordo de cessar-fogo assinado no Cairo no fim do mês passado prevê uma redução do bloqueio imposto por Israel a Gaza desde 2006. Até agora, contudo, os materiais de construção ainda não passaram pelos postos de acesso a Gaza controlados pelo Estado de Israel.

Na quarta-feira, Mahmud Elkhafif, coordenador da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)- encarregado da assistência ao povo palestino -, estimou que os trabalhos de reconstrução em Gaza custarão "no mínimo 4 bilhões de dólares".

Durante a ofensiva israelense no território palestino, foram destruídas cerca de 40.000 moradias, 141 escolas, 29 hospitais, dezenas de fábricas e vastas extensões de terras cultivadas, segundo a ONU.

Já antes dos ataques deste ano, "a economia de Gaza estava em um estado de total decadência, por causa dos efeitos de sete anos de bloqueio israelense e das ofensivas militares do Estado de Israel em 2008 e 2012", acrescentou Elkhafif.

Acompanhe tudo sobre:Autoridade PalestinaFaixa de GazaPalestina

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles