Mundo

País natal do pai de Obama, Quênia celebra vitória

O primeiro-ministro do país, Raila Odinga, escreveu uma mensagem de parabéns em sua conta no Twitter minutos após saber da reeleição do líder americano


	Obama em seu discurso da vitória: apesar do entusiasmo dos quenianos, Obama não visita o Quênia desde 2008
 (Getty Images)

Obama em seu discurso da vitória: apesar do entusiasmo dos quenianos, Obama não visita o Quênia desde 2008 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 14h28.

Nairóbi - País natal do pai do presidente reeleito dos Estados Unidos, o Quênia celebrou nesta quarta-feira a vitória de Barack Obama, que é considerado por muitos o mais ilustre "cidadãos queniano".

O primeiro-ministro do país, Raila Odinga, escreveu uma mensagem de parabéns em sua conta no Twitter minutos após saber da reeleição do líder americano.

"Em nome dos quenianos e do povo de Kogelo (cidade em que o pai de Obama nasceu), envio a Barack Obama e ao povo dos Estados Unidos, minhas mais sinceras felicitações", disse Odinga.

Pouco depois, foi a vez do presidente do país, Mwai Kibaki, mandar suas felicitações ao presidente reeleito. "Felicidades pela vitória merecida. O Quênia, como sempre, está orgulhoso da relação que mantém contigo".

Além disso, Kibaki acrescentou que espera que o segundo mandato de Obama sirva para "aprofundar as relações" entre os dois países.

Os moradores de Kogelo, que permaneceram durante horas em frente a um telão esperando o resultado da eleição, iniciaram uma grande celebração depois que Obama foi reeleito, segundo o jornal local "Daily Nation".

Sua "avó" (a terceira mulher de seu avô paterno), "Mama" Sarah Obama, agradeceu o povo americano pela reeleição de seu "neto" - um "incrível cavalheiro"- já que, segundo sua opinião, encorajará mais gente com raízes africanas a se envolver na política mundial.

Apesar do entusiasmo dos quenianos, Obama não visita o Quênia desde 2008, quando foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosQuênia

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos