Mundo

Outro reator de Fukushima apresenta problemas de refrigeração

A companhia operadora da central afirmou que ocorreu uma queda do nível de água das instalações

Funções de refrigeração do reator número 2 em Fukushima pararam por causa dos problemas provocados pelo terremoto (KEI/Wikimedia Commons)

Funções de refrigeração do reator número 2 em Fukushima pararam por causa dos problemas provocados pelo terremoto (KEI/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2011 às 13h35.

Tóquio - Um terceiro reator da usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão) apresenta problemas com seu sistema de refrigeração, depois que desde sábado aconteceram duas explosões por causa da acumulação de hidrogênio.

As funções de refrigeração do reator número 2 da central de Daiichi, em Fukushima, pararam por causa dos problemas provocados pelo terremoto de 9 graus na escala Richter que na sexta-feira sacudiu o Japão, segundo o Executivo.

O porta-voz do Governo, Yukio Edano, afirmou que os responsáveis pela unidade têm tudo preparado para injetar água do mar no reator, a fim de tentar controlar sua temperatura.

A companhia operadora da central, a Tokyo Electric Power (TEPCO), detalhou que foi detectada uma queda do nível de água desse reator, embora tenha relatado que não deixou descobertas suas barras de combustível.

Os problemas no reator número 2 da central aconteceram pouco após uma explosão por acumulação de hidrogênio no recipiente secundário de contenção do reator número 3, que também sofria problemas de refrigeração.

Essa explosão foi similar à ocorrida no sábado no reator número 1 dessa unidade e, igual a essa ocasião, não causou danos em seu recipiente primário nem vazamento maciço de radiação, segundo o Governo.

O ministro Edano assegurou que as autoridades farão todo o possível para impedir que o recipiente secundário de contenção do reator número 2 sofra por sua vez uma explosão.

O forte terremoto da sexta-feira e o tsunami que o seguiu paralisaram a atividade de 11 usinas nucleares nas áreas afetadas, das quais quatro têm problemas com a refrigeração de seus reatores.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInfraestruturaPaíses ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoEnergiaTsunamiEnergia nuclearTepco

Mais de Mundo

EUA ofereceram 15 anos de garantias de segurança à Ucrânia, diz Zelensky

Lei marcial na Ucrânia só acaba com garantias e fim da guerra, diz Zelensky

Kremlin concorda que as negociações com a Ucrânia estão em sua fase final

China vai baixar tarifas de importação de 900 produtos em 2026