Mundo

Otan reabre espaço aéreo kosovar para voos civis

"Reabertura do espaço aéreo no Kosovo é um exemplo significativo da cooperação regional que vai beneficiar toda a região dos Bálcãs", declarou secretário-geral


	Cidade em Kosovo: controle de tráfego aéreo civil sobre Kosovo foi confiado a uma companhia húngara. Estima-se que cerca de 180.000 voos por ano serão beneficiados por medida
 (Getty Images)

Cidade em Kosovo: controle de tráfego aéreo civil sobre Kosovo foi confiado a uma companhia húngara. Estima-se que cerca de 180.000 voos por ano serão beneficiados por medida (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 18h14.

A Otan reabriu nesta sexta-feira o espaço aéreo do Kosovo para voos de aeronaves civis, 15 anos após o fim do conflito servo-kosovar (1998-1999), o que permitirá rotas diretas na região dos Bálcãs, indicaram fontes oficiais.

"A reabertura do espaço aéreo permitirá encurtar rotas na região, o que vai gerar uma economia significativa" para as empresas, indica em um comunicado a força da Otan no Kosovo (KFOR).

Desde o fim do conflito no Kosovo, os voos civis partindo do aeroporto da capital Pristina foram restabelecidos, mas o espaço aéreo, sob o controle da Otan, permaneceu fechado para voos de aeronaves civis.

"A reabertura do espaço aéreo no Kosovo é um exemplo significativo da cooperação regional que vai beneficiar toda a região dos Bálcãs", declarou o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, no comunicado.

O controle de tráfego aéreo civil sobre Kosovo foi confiado a uma companhia húngara.

Estima-se que cerca de 180.000 voos por ano serão beneficiados por essa medida.

No entanto, o espaço aéreo kosovar "permanecerá sob a autoridade da Otan", explicou Will no comunicado.

Os ataques aéreos da Otan contra a Sérvia, que duraram três meses, e que tiveram o seu aniversário de 15 anos lembrado no final de março, acabaram com o conflito no Kosovo e com a repressão aos separatistas e aos civis albaneses do Kosovo por parte das forças sérvias.

O Kosovo, que declarou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008, foi reconhecido por cerca de cem países, incluindo os Estados Unidos e 23 dos 28 membros da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoOtanSetor de transporte

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame