MUÇULMANOS PROIBIDOS: mulher muçulmana segura cartaz em protesto a decisão de Trump. Decreto gerou inúmeros protestos nos EUA / Charles Mostoller/Reuters (Charles Mostoller/Reuters)
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 11h33.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h06.
O presidente americano Donald Trump promulgou um decreto que impede cidadãos de sete países de entrarem nos Estados Unidos (Síria, Líbia, Iraque, Irã, Iêmen, Sudão e Somália). Trump ainda disse que refugiados de religião cristã terão preferência na concessão de visto. A tentativa do presidente de reprimir o que chama de “terrorismo islâmico” causou controvérsia entre políticos, empresários e ativistas e fez o republicano ser duramente criticado. Centenas de refugiados que rumavam para os Estados Unidos foram proibidos de embarcar, e o decreto gerou inúmeros protestos ao redor do país.
Entre 1992 e 2012, 1,7 milhões de imigrantes muçulmanos entraram nos Estados Unidos (61% da população muçulmana que vivia no país no período). Atualmente, 3,3 milhões de muçulmanos vivem nos Estados Unidos, e a estimativa é que esse número chegue a 8,1 milhões em 2050. Veja abaixo a evolução desse crescimento, de acordo com estimativas do Pew Research Center (feitas antes da promulgação da nova lei).