Os melhores aeroportos de baixo custo em 2013
Demanda por viagens de baixo custo segue em alta, segundo a consultoria Skytrax
Da Redação
Publicado em 17 de julho de 2013 às 10h54.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
São Paulo – O número de indicações de aeroportos de baixo custo no World Airport Awards (prêmio para os aeroportos do mundo, em tradução livre) elaborado pela consultoria Skytrax aumentou em 2013. A demanda por viagens de baixo custo continuou crescendo, assim como o número de facilidades específicas para esse público nos aeroportos, segundo a Skytrax. O London Stansted Airport ficou com o primeiro lugar no ranking dos melhores aeroportos de baixo custo do mundo pela terceira vez consecutiva. Veja a lista completa.
O quarto aeroporto mais movimentado do Reino Unido ocupa a primeira posição no ranking pela terceira vez consecutiva. O aeroporto tem uma pista e atende 150 destinos – 30 países, sendo o mais popular a Espanha. O aeroporto transporta 17,5 milhões de passageiros por ano. E metade dos viajantes usa transporte público para chegar e sair do aeroporto.
O aeroporto já liderou essa categoria e agora voltou ao top 5 na segunda posição. Em seus três terminais, o Berlin Schönefeld levou mais de 7 milhões de passageiros em 2012. Quando o aeroporto Berlin Brandenburg começar a funcionar, o Schönefeld Airport será fechado.
Outro aeroporto inglês na lista, o Luton passou da segunda posição em 2012 para a terceira. Cerca de 10 milhões de passageiros passam pelo aeroporto a cada ano – o Luton é o 5º maior do Reino Unido. O aeroporto atende 100 destinos – na Europa, África e Ásia.
Por dia, cerca de 22.500 mil passageiros passam por esse aeroporto na Bélgica. Em 2012, um total de 6,5 milhões de passageiros utilizou o aeroporto. No Brussels South Charleroi, a pontualidade dos voos chega a 85%.
O terminal foi construído em junho de 2005, especificamente para atender os passageiros das empresas aéreas de baixo custo, especialmente os passageiros da aérea Air Ásia, da Malásia. O terminal ocupa uma área de 35.290 metros quadrados e fica a cerca de 20 quilômetros do terminal principal do aeroporto.
Em 2012, cerca de 2,8 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto de Frankfurt-Hahn, um dos únicos aeroportos internacionais da Alemanha que funciona 24 horas por dia. Com a operação da Ryanair, que começou em abril de 1999, o Frankfurt-Hahn
implementou o modelo de negócios das aéreas de baixo custo no aeroporto.
implementou o modelo de negócios das aéreas de baixo custo no aeroporto.
O aeroporto britânico atende a mais de 90 destinos – e mais de 4,2 milhões de passageiros. O East Midlands gera cerca de 300 milhões de libras para a região.
Apesar de não ser localizado em Milão, muitas empresas aéreas utilizam esse nome para o aeroporto porque ele dá acesso fácil ao centro de Milão (em cerca de uma hora e ao custo de 5 libras, aproximadamente).
O aeroporto alemão se auto-denomina compacto. O foco são os voos de baixo custo e procedimentos simples de check-in. A partir do aeroporto de Lubeck são realizados voos somente para a Europa.
Outro aeroporto italiano na lista, o Catania-Fontanarossa é utilizado por mais de 50 companhias aéreas e oferece diversos serviços aos passageiros. O aeroporto atende mais de 30 destinos, na Europa, África e Oriente Médio.
Mais lidas
Mais de Mundo
Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continenteSem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semanaJuiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornôDisney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês