Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O líder da oposição indiana Rahul Gandhi, condenado por difamação contra o primeiro-ministro Narendra Modi, foi expulso do Parlamento, anunciou a instituição nesta sexta-feira, 24.

"Rahul Gandhi (...) está desqualificado como membro da Lok Sabha [câmara baixa] a partir da data de sua condenação", disse o Parlamento em nota.

O político de 52 anos lidera o Partido do Congresso, formação que teve papel fundamental no fim da colonização britânica. O partido agora tem menos peso, devido às suas lutas internas e às saídas de alguns de seus membros.

Bisneto de Jawaharlal Nehru

Gandhi, que não tem vínculos familiares com Mahatma Gandhi, é bisneto de Jawaharlal Nehru, um líder independente que se tornou o primeiro primeiro-ministro do país.

A decisão da câmara baixa ocorre um dia depois de Rahul Gandhi ser considerado culpado de difamação por um comentário feito durante a campanha de 2019, na qual chamou Modi de "ladrão".

O governo de Modi, no poder desde 2014, é amplamente criticado por usar procedimentos judiciais para silenciar os críticos.

"Rahul Gandhi tem falado destemidamente dentro e fora do Parlamento... está claro que ele está pagando o preço", disse o porta-voz do Congresso, Abhishek Manu Singhvi, à imprensa.

Repercussão do caso

O líder da oposição foi condenado a dois anos de prisão, mas foi libertado na quinta-feira depois que seus advogados anunciaram que iriam recorrer.

Diante do tribunal, Gandhi disse que queria "denunciar a corrupção no país" sem tentar insultar ninguém, segundo sua defesa.

O Parlamento decidiu expulsá-lo da Câmara sem esperar pelo resultado do processo da apelação. Gandhi é alvo de outros dois processos por difamação.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Eleições na Turquia: Erdogan mantém liderança com mais de 80% das urnas apuradas
Mundo

Eleições na Turquia: Erdogan mantém liderança com mais de 80% das urnas apuradas

Há 5 horas
Argentina eleva juros a 97% ao ano e lança pacote de medidas para conter a inflação
Mundo

Argentina eleva juros a 97% ao ano e lança pacote de medidas para conter a inflação

Há 7 horas
Com regras mais duras nos EUA, entrada de migrantes pelo México cai pela metade
Mundo

Com regras mais duras nos EUA, entrada de migrantes pelo México cai pela metade

Há 9 horas
Eleições na Turquia: Erdogan assume ‘liderança sólida’ após 20% das urnas apuradas
Mundo

Eleições na Turquia: Erdogan assume ‘liderança sólida’ após 20% das urnas apuradas

Há 10 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais