Mundo

Oposição venezuelana convoca marchas contra Constituinte

"Não reconhecemos este processo fraudulento. Para nós, é nulo, não existe", disse o líder Henrique Capriles

Capriles: afirmou que, na segunda, haverá marchas em todo o país contra o "massacre" e a "fraude" do domingo (Christian Veron/Reuters)

Capriles: afirmou que, na segunda, haverá marchas em todo o país contra o "massacre" e a "fraude" do domingo (Christian Veron/Reuters)

A

AFP

Publicado em 31 de julho de 2017 às 06h40.

A oposição venezuelana convocou mobilizações para segunda (31) e quarta-feiras (2) para protestar contra a instalação da Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro.

"Não reconhecemos este processo fraudulento. Para nós, é nulo, não existe", disse o líder Henrique Capriles, ao convocar a marcha para esta segunda contra o que chamou de "massacre" e "fraude" na votação e, na quarta-feira, uma mobilização em Caracas.

Capriles afirmou que, na segunda, haverá marchas em todo o país contra o "massacre" e a "fraude" deste domingo. Na quarta, acrescentou, haverá uma mobilização em Caracas, coincidindo com o dia de instalação da Assembleia Constituinte.

Segundo estimativas da MUD - afirmou o deputado e ex-líder parlamentar Henry Ramos Allup -, 2.483.000 pessoas foram votar, o que significa uma participação de 12,4% com uma abstenção de quase 88%.

"A ratificação de que este foi um dia tétrico foi o exíguo comparecimento dos venezuelanos, em um processo do qual apenas o governo participou. Que legitimidade pode ter um processo, em que houve uma abstenção de quase 88%?", questionou Ramos Allup, em entrevista coletiva.

Capriles pediu ao governo que desista da Constituinte.

"A última cartada foi dada por Nicolás Maduro. Ele colocou a corda no pescoço e, a partir de amanhã [segunda-feira], começa uma nova etapa de luta de não reconhecimento dessa fraude", alertou.

Dirigentes do governo e a cúpula militar garantiram que o dia foi um sucesso. O Conselho Nacional Eleitoral ainda não emitiu resultados.

Seguidores de Maduro se concentram agora à noite na praça Bolívar, cantando vitória.

Acompanhe tudo sobre:Assembleia ConstituinteCaracasNicolás MaduroOposição políticaVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia