Mundo

Parlamentares do Reino Unido aprovam cronograma para eleição antecipada

Principal líder da oposição no Reino Unido concordou com a proposta do primeiro-ministro Boris Johnson de realizar eleições antecipadas

Boris Johnson: premiê britânico não conseguiu apoio do parlamento para antecipar as eleições gerais  (Parliament TV/Reuters)

Boris Johnson: premiê britânico não conseguiu apoio do parlamento para antecipar as eleições gerais (Parliament TV/Reuters)

A

AFP

Publicado em 29 de outubro de 2019 às 10h11.

Última atualização em 29 de outubro de 2019 às 13h14.

Parlamentares do Reino Unido aprovaram nesta terça-feira o cronograma apresentado pelo governo para votar uma lei que convoca eleições antecipadas para 12 de dezembro.

O cronograma, que foi aprovado sem votação formal, estabelece que a Câmara dos Comuns acelere a legislação, apresentando suas considerações até o fim desta terça-feira.

Após essa etapa, o projeto deve passar pela Câmara dos Lordes para uma análise mais aprofundada.

A moção foi alterada antes de ser aprovada. A emenda significa que os parlamentares podem propor mudanças na lei posteriormente.

Oposição

O Labour, principal partido de oposição no Reino Unido, concordou com a realização de eleições antecipadas, que o primeiro-ministro Boris Johnson tentará conseguir durante o dia no Parlamento.

O líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, explicou que "nossa condição de excluir uma saída sem acordo foi preenchida", com o adiamento da data do Brexit acordado pela União Europeia.

Desta forma, ele prometeu, diante de membros do partido, lançar "a campanha mais ambiciosa e radical para uma verdadeira mudança que o nosso país jamais viu".

Acompanhe tudo sobre:BrexitEleiçõesReino Unido

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países