Mundo

Oposição: 8 mil já morreram na Líbia desde início das revoltas

Segundo o porta-voz dos rebeldes, dados que vêm de Trípoli, por exemplo, são incertos, mas sabe-se que 1,2 mil pessoas foram sequestradas

Rebelde ferido na Líbia: Kadafi tentou, mas oposição sempre rechaçou negociações (Marco Longari/AFP)

Rebelde ferido na Líbia: Kadafi tentou, mas oposição sempre rechaçou negociações (Marco Longari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 08h56.

Benghazi, Líbia - Entre 8.000 e 10.000 pessoas morreram na Líbia desde o início da revolta contra o líder Muammar Kadafi, segundo cálculos divulgados nesta sexta-feira pelos rebeldes em Benghazi, capital dos revolucionários.

O porta-voz dos rebeldes, Mustafa Geriani, disse em declarações aos jornalistas que não descartam que o número possa ser superior.

"Deve-se ver quando estes tipos forem embora, porque, por exemplo em Trípoli, de onde não temos dados, sabemos que 1.200 pessoas foram sequestradas em suas casas - ativistas políticos e gente originária de Benghazi - e podem ser usadas como escudos humanos", destacou.

E lembrou que em Benghazi somente no final de semana passada morreram 120 pessoas durante os confrontos com os seguidores de Kadafi.

Por outro lado, assinalou que o regime de Kadafi tentou em várias ocasiões negociar com os rebeldes, mas que eles sempre o rechaçaram.

"Sempre pedimos que primeiro parem com os assassinatos para se sentar à mesa para dialogar", disse.

Além disso, Geriani negou que se tenha tido conversas com chefes tribais e que vão iniciá-las.

Além disso, reiterou o apelo dos rebeldes para que as forças internacionais detenham o recrutamento de mercenários por parte de Kadafi.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDitaduraLíbiaOposição política

Mais de Mundo

Trump exibe foto de ficha criminal em quadro na Casa Branca

Atenção é o 'novo petróleo', e Trump se deu bem por saber extraí-lo, diz novo livro de Chris Hayes

Hamas liberta mais três reféns após semana de ameaças de fim da trégua com Israel

Trump diz que anunciará nova tarifas sobre automóveis em abril