Mundo

Opep oficializa corte de 1,2 milhão de barris de petróleo por dia

Volume representa apenas 1% da produção mundial de óleo cru

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) oficializou, na noite desta quinta-feira (19/10), a decisão de cortar a produção diária em 1,2 milhão de barris. O volume é ligeiramente superior aos 1 milhão de barris esperados pelo mercado, mas representa apenas 4% do que o cartel produz, e 1% do consumo mundial. A redução é a resposta da Opep à continuada queda nos preços internacionais do petróleo.

Segundo comunicado da organização, o corte entrará em vigor a partir de 1º de novembro. Em conversas informais, os membros da Opep admitem que novas reduções podem ser realizadas ainda neste ano, se o preço do óleo cru continuar caindo. A Agência Internacional de Energia estima que, em setembro, a produção do cartel somou 27,8 milhões de barris diários. A conta não considera o Iraque.

Nos Estados Unidos, principal consumidor de petróleo do mundo, os contratos futuros de petróleo subiram 1,5%, para 58,50 dólares por barril, nesta quinta-feira (19/10), na Bolsa Mercantil de Nova York. O movimento já era uma reação ao encontro da Opep, realizado em Doha, no Catar. Em 14 de julho, a cotação atingiu o pico de 77,03 dólares. O valor, porém, é menor que os 99,56 dólares registrados em abril de 1980, segundo a correção da inflação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Mais na Exame