Mundo

Opep oficializa corte de 1,2 milhão de barris de petróleo por dia

Volume representa apenas 1% da produção mundial de óleo cru

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) oficializou, na noite desta quinta-feira (19/10), a decisão de cortar a produção diária em 1,2 milhão de barris. O volume é ligeiramente superior aos 1 milhão de barris esperados pelo mercado, mas representa apenas 4% do que o cartel produz, e 1% do consumo mundial. A redução é a resposta da Opep à continuada queda nos preços internacionais do petróleo.

Segundo comunicado da organização, o corte entrará em vigor a partir de 1º de novembro. Em conversas informais, os membros da Opep admitem que novas reduções podem ser realizadas ainda neste ano, se o preço do óleo cru continuar caindo. A Agência Internacional de Energia estima que, em setembro, a produção do cartel somou 27,8 milhões de barris diários. A conta não considera o Iraque.

Nos Estados Unidos, principal consumidor de petróleo do mundo, os contratos futuros de petróleo subiram 1,5%, para 58,50 dólares por barril, nesta quinta-feira (19/10), na Bolsa Mercantil de Nova York. O movimento já era uma reação ao encontro da Opep, realizado em Doha, no Catar. Em 14 de julho, a cotação atingiu o pico de 77,03 dólares. O valor, porém, é menor que os 99,56 dólares registrados em abril de 1980, segundo a correção da inflação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza

Irã propõe benefícios econômicos aos EUA em acordo nuclear e negocia suspensão de sanções