Mundo

Onda incomum de frio faz Europa correr contra o tempo

É esperado "temperaturas mínimas inferiores a -10ºC" em grande parte do interior do país, a partir da noite de domingo até a quinta-feira

Europa: Em Madri, o exército interviu para retirar a neve das pistas do aeroporto, que continuará fechado pelo menos até domingo à tarde (Gabriel BOUYS / AFP/AFP)

Europa: Em Madri, o exército interviu para retirar a neve das pistas do aeroporto, que continuará fechado pelo menos até domingo à tarde (Gabriel BOUYS / AFP/AFP)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de janeiro de 2021 às 12h02.

Um dia após uma histórica nevasca, as autoridades travam uma corrida contra o relógio neste domingo (10) para limpar Madri da neve e uma parte da Espanha antes que chegue uma incomum onda de frio.

Esta tempestade, batizada de "Filomena", provocou fortes chuvas em outras regiões, e já deixou três mortos no país.

É esperado "temperaturas mínimas inferiores a -10ºC" em grande parte do interior do país, a partir da noite de domingo até a quinta-feira", segundo a Agência Meteorológica Espanhola (AEMET).

"Nosso objetivo é aproveitar cada minuto antes da segunda-feira, quando haverá a queda da temperatura" para retirar a neve nas principais vias antes que se transforme em gelo, anunciou no sábado à noite, José Luis Martínez-Almeida, prefeito de Madri.

"Até o próximo fim de semana será muito difícil deslocar-se" na capital, onde a neve só parou de cair no sábado à tarde, alertou o prefeito.

Em Madri, o exército interviu para retirar a neve das pistas do aeroporto, que continuará fechado pelo menos até domingo à tarde, assim como os acessos a hospitais, onde há muita procura devido à pandemia de covid-19.

Segundo o governo, o tráfego segue suspenso ou com restrições em mais de 700 estradas neste domingo de manhã. As viagens de trem com destino a capital da Espanha estão canceladas até a tarde de domingo.

A tempestade "Filomena" se desloca neste domingo até as regiões da Catalunha e Aragon (noroeste), por enquanto pouco afetadas pela neve do que ontem no centro do pais.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaFrioNeve

Mais de Mundo

Blinken garante que Israel aceitou última proposta de acordo sobre Gaza

Manifestantes chamam Biden de 'genocida' na porta da Convenção Democrata

Na semana da convenção democrata, Trump se lança em 'contraofensiva' em estados decisivos nos EUA

George Santos se declara culpado em acusações de fraude para evitar julgamento nos EUA

Mais na Exame