Mundo

Onda de calor provoca apagões no México

Em abril, a Cidade do México marcou 34,2°C, superando o registro máximo de 33,9°C que mantinha desde 1998, de acordo com dados da Conagua

Onda de calor: temperatura já afeta a região da América Central (Getty Images/Getty Images)

Onda de calor: temperatura já afeta a região da América Central (Getty Images/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2024 às 20h34.

Tudo sobreMéxico
Saiba mais

Várias regiões do México enfrentam apagões intermitentes devido ao alto consumo de energia provocado por uma onda de calor, anunciou o governo do país nesta quinta-feira, 9.
Nos últimos dias, foram registrados apagões na capital do país, no vizinho Estado do México e em outras áreas, como Michoacán (oeste), Tamaulipas (nordeste) e Campeche (sudeste). Em algumas dessas regiões a temperatura registrou níveis extremos de calor.

Na quarta-feira, foram reportadas "temperaturas máximas de 48°C e superiores em regiões de San Luis Potosí (nordeste) e Tamaulipas", informou hoje a estatal Comissão Nacional da Água (Conagua) em seu perfil na rede X.

Segundo um mapa desse órgão, a localidade de Gallinas, em San Luis Potosí, registrou 49,6°C.

Altas temperaturas

Em abril, a Cidade do México marcou 34,2°C, superando o registro máximo de 33,9°C que mantinha desde 1998, de acordo com dados da Conagua.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, reconheceu hoje os cortes de luz e garantiu que seu governo está atento ao problema.

"Houve uma demanda superior à capacidade de geração" de energia, disse o presidente em sua habitual entrevista coletiva.

A entidade responsável pelo sistema elétrico mexicano costuma fazer cortes de energia para equilibrar a oferta e demanda.

América Latina

Uma situação semelhante acontece na Costa Rica, onde autoridades anunciaram um racionamento de energia devido à escassez de água nos reservatórios que abastecem as centrais hidrelétricas causada pela seca.

Equador e Colômbia também têm sofrido com o racionamento de energia, devido à falta de água para alimentar as usinas hidrelétricas.

Uma onda de calor atinge várias regiões do México e provocou a redução do nível de diversas represas do país, causando preocupação nos setores produtivos, principalmente no agropecuário.

Acompanhe tudo sobre:Cidade do MéxicoMéxicoonda de calor

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata uma pessoa e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros