Mundo

Onda de calor na Índia causa quase 500 mortes

Segundo Tulsi Rani, do departamento de Gestão de Desastres de Andhra Pradesh, a maioria dos mortos eram maiores de 50 anos


	Calor: a maioria dos mortos eram maiores de 50 anos
 (Getty Images)

Calor: a maioria dos mortos eram maiores de 50 anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 07h20.

Nova Délhi - Pelo menos 432 pessoas morreram desde quarta-feira nos estados de Telangana e Andhra Pradesh, no sudeste indiano, por causa de uma onda de calor que levou os termômetros na região até os 48 graus, disseram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Porta-vozes dos departamentos regionais de Gestão de Desastres situaram o número de mortos em Andhra Pradesh em 246 e em Telangana em 186.

Segundo Tulsi Rani, do departamento de Gestão de Desastres de Andhra Pradesh, a maioria dos mortos eram maiores de 50 anos, advertindo que as previsões são que as altas temperaturas continuem durante os próximos três ou quatro dias.

O diretor do centro meteorológico de Hyderabad, capital compartilhada desses dois Estados, explicou ao jornal local "Hindustan Times" que a onda de calor que afeta a região desde a quarta-feira se deve à confluência de um "ar seco" do noroeste e uma área de pressão atmosférica relativamente baixa no leste.

Um representante do governo de Telangana, B.R. Meena, assinalou ao "Indian Express" que a maioria dos mortos "estavam expostos ao calor enquanto trabalhavam" e que "a desidratação e o calor causaram as mortes".

Por sua vez, o governo de Andhra Pradesh assegurou ao mesmo jornal que os mais afetados pela onda de calor são "idosos, pessoas que fazem trabalhos por um dia, mendigos e os sem-teto". EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCalorÍndiaSaúde

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique