Mundo

OMS relata infecção de enfermeiros por vírus como o da Sars

O chamado "novo coronavírus" (nCoV) é da mesma família dos vírus que causam os resfriados comuns e do que causou o letal surto da Sars em 2003, na Ásia


	O nCoV, como a Sars, pode causar tosse, febre e pneumonia. Cientistas temem que ele sofra uma mutação que o torne mais facilmente transmissível e desencadeie uma pandemia
 (AFP)

O nCoV, como a Sars, pode causar tosse, febre e pneumonia. Cientistas temem que ele sofra uma mutação que o torne mais facilmente transmissível e desencadeie uma pandemia (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 23h19.

Londres - Dois profissionais da saúde na Arábia Saudita foram contaminados por pacientes com um novo vírus semelhante ao da Sars, potencialmente letal, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro indício de uma transmissão desse tipo em ambiente hospitalar.

O chamado "novo coronavírus" (nCoV) é da mesma família dos vírus que causam os resfriados comuns e do que causou o letal surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês), doença que surgiu em 2003 na Ásia.

"Esta é a primeira vez que profissionais da saúde são diagnosticados com uma infecção (pelo nCoV) após exposição a paciente", afirmou a OMS em nota divulgada nesta quarta-feira.

Os profissionais contaminados são um homem de 45 anos, que adoeceu em 2 de maio e está em estado grave, e uma mulher de 43 anos, já afetada por outro problema de saúde, que adoeceu em 8 de maio e está em estado estável, disse a OMS.

A França também relatou um provável caso de transmissão dentro de um hospital, mas foi entre dois pacientes que dividiram quarto por muitos dias.

O nCoV, como a Sars e vírus semelhantes, pode causar tosse, febre e pneumonia. Cientistas temem que ele sofra uma mutação que o torne mais facilmente transmissível e desencadeie uma pandemia.

Especialistas da OMS que estão na Arábia Saudita para discutir o surto com as autoridades disseram no domingo que aparentemente o novo vírus só é transmitido entre humanos após contato próximo e prolongado.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeArábia SauditaOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque