Mundo

De olho num futuro verde

A Philips quer que 30% de seu faturamento venha de produtos verdes até 2012. Para isso, aposta no engajamento dos funcionários

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Recentemente, a Philips realizou uma pesquisa interna, feita todos os anos, para ter um termômetro da adesão dos funcionários aos seus valores. Em um dos itens do questionário, a empresa perguntou quem associava a marca aos princípios de sustentabilidade - uma das bandeiras da corporação no mundo.

Para a surpresa dos gestores, 89% dos funcionários no Brasil, que responderam ao levantamento, afirmaram que veem a Philips como uma companhia verde. Atualmente, 25% do faturamento mundial da organização (8,1 bilhões de euros em 2008) vem de produtos que levam esse selo e o Brasil é um dos países que contribuem ativamente para esse desempenho. Isso porque, desde 1994, quando o programa foi implantado mundialmente, uma equipe de executivos e profissionais brasucas esteve envolvida no desenho do projeto.

Hoje, a confecção de lâmpadas, purificadores de água e produtos para cuidado pessoal envolvem toda linha de produção, desde o desenvolvimento até o momento em que o produto vai para o mercado. Qualquer funcionário tem a possibilidade de sugerir oportunidades de melhoria. Para receber o selo verde, cada item tem de ser ao menos 10% mais eficiente que seu antecessor ou concorrente similar em seis áreas: peso, uso de substâncias tóxicas, consumo de energia, reciclagem e descarte final, embalagem e tempo de vida útil. "O engajamento dos profissionais faz a diferença, pois só assim é possível manter a qualidade do processo", diz Daurio Speranzini, vice-presidente de sustentabilidade da Philips para a América Latina. A crise econômica também atingiu a empresa, mas a multinacional holandesa, que anunciou que vai reduzir seu quadro em 5% no resto do mundo, diz que vai continuar recrutando profissionais no Brasil. Aqui, a estimativa de crescimento sobre o faturamento é de dois dígitos para este ano. Para você, isso significa mais chance de trabalhar em uma empresa bacana e amiga do meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Milei diz que Argentina apoia povo venezuelano em sua 'luta pela liberdade'

Venezuela fecha fronteiras terrestres e barra entrada de avião com ex-presidentes do Panamá e México

Por que Kamala Harris é 'brat' — e como memes podem atrair o voto dos jovens e da geração Z

Mais na Exame