Mundo

Obama telefona para Dilma e agradece pela hospitalidade

O presidente norte-americano convidou Dilma para ir aos Estados Unidos, e ela disse que terá prazer em realizar a visita

Dilma afirmou que a visita de Obama foi um marco na relação entre os dois países (The White House)

Dilma afirmou que a visita de Obama foi um marco na relação entre os dois países (The White House)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2011 às 20h47.

São Paulo - Em conversa hoje por telefone, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu a presidente Dilma Rousseff pela recepção oferecida em sua visita ao Brasil no último fim de semana. Obama disse que "a hospitalidade foi maravilhosa", segundo relatou o porta-voz do Planalto, Rodrigo Baena. A conversa entre Dilma e Obama ocorreu na tarde de hoje.

O presidente norte-americano convidou Dilma para ir aos Estados Unidos. Ela disse que terá prazer em realizar a visita, mas não fixou uma data. Na conversa, Dilma afirmou que a visita de Obama foi um marco na relação entre os dois países e que é preciso avançar em alguns temas. Questionado se Dilma e Obama tinham conversado sobre temas da política internacional, o porta-voz respondeu que o telefonema se limitou à avaliação da visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil.

Na noite da próxima segunda-feira, a presidente Dilma embarca para Portugal. Ela participará do evento no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de "doutor honoris causa" da Universidade de Coimbra. Na terça-feira, Dilma irá de carro de Lisboa a Coimbra pela manhã (trajeto de cerca de 150 quilômetros) e à tarde visita a universidade.

Na quarta-feira, Dilma prestigia cerimônia de homenagem ao ex-presidente Lula e depois terá encontros em Lisboa. Uma das reuniões será com o presidente português Aníbal Cavaco Silva. Outro encontro agendado é com o primeiro-ministro José Sócrates, que renunciou na última quarta-feira, mas permanecerá no cargo interinamente até que ocorram novas eleições para o Parlamento.

Ainda na quarta-feira, Dilma participará de um jantar oferecido por Cavaco Silva no Palácio de Belém, na capital portuguesa. Depois ela retorna ao Brasil. As informações são do porta-voz do Planalto, Rodrigo Baena.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosGoverno DilmaBarack ObamaDiplomaciaBrasil-EUA

Mais de Mundo

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela

EUA: divergência sobre ICE provoca paralisação no DHS