Mundo

Obama quer aprovação de ajuda de US$ 50 bi a Estados

Por outro lado, parlamentares temem os efeitos futuros da elevação da dívida

Presidente americano e parlamentares divergem sobre a aprovação do pacote (.)

Presidente americano e parlamentares divergem sobre a aprovação do pacote (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O presidente norte-americano Barack Obama está pressionando o Congresso para aprovar um pacote de ajuda ao Estado e governos locais de bilhões de dólares, mas as preocupações sobre a dívida crescente dos Estados Unidos podem impedir sua passagem pelo legislativo.

O líder da minoria no parlamento, John Boehner, criticou, hoje, os gastos em Washington, afirmando que estão elevando a dívida dos americanos no futuro. Boehner criticou o que ele chamou de "febre de gastos" em Washington. Seus comentários foram feitos depois que a Casa Branca enviou, sábado, uma carta para Boehner e outros parlamentares pedindo ajuda aos pequenos empreendedores norte-americanos, além de requisitar corte de orçamentos nos governos locais e estaduais. "É essencial que nós continuemos a explorar medidas adicionais para incentivar a criação de empregos e alavancar a recuperação econômica à medida que estabelecemos um caminho de longo prazo para a disciplina fiscal", a carta afirma.

Os Estados Unidos registraram 20 déficits orçamentários consecutivos. Neste ano fiscal, até o momento, o governo já gastou 935,61 bilhões de dólares a mais do que produziu, com quatro meses ainda para terminar o exercício. Em 2009, o déficit foi recorde, de 1,42 trilhão de dólares. O novo ano fiscal começa em 1º de outubro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosBarack ObamaDéficit públicoOrçamento federal

Mais de Mundo

Chefe de gabinete de premier britânico renuncia após escândalo de Epstein

Terremoto de 5,5 graus de magnitude atinge Cuba

Irã rejeita abrir mão do enriquecimento de urânio — mesmo em cenário de guerra

Tailândia encerra votação em eleições gerais e referendo sobre nova Constituição