Mundo

Obama publica regras para uso de drones

Normas para drones nos Estados Unidos foram editadas para proteger a privacidade dos cidadãos do país e as liberdades civis


	Drone: limite de 180 dias para a retenção das informações coletadas pelas máquinas voadoras
 (Divulgação/Pocket Drone)

Drone: limite de 180 dias para a retenção das informações coletadas pelas máquinas voadoras (Divulgação/Pocket Drone)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2015 às 14h18.

Washington - O governo do presidente norte-americano Barack Obama publicou neste domingo uma série de regras para o uso de aeronaves não tripuladas em território dos Estados Unidos. Segundo o documento, as normas foram editadas para proteger a privacidade dos cidadãos do país e as liberdades civis.

O memorando de Obama impõe limites para como as agências federais podem usar os chamados drones dentro dos EUA, e inclui a exigência de que implementem políticas para garantir o direito à privacidade. Na maioria dos casos, o texto coloca um limite de 180 dias para a retenção das informações coletadas pelas máquinas voadoras.

O presidente também exigiu que o Departamento de Comércio convoque uma reunião de acionistas nos próximos 90 dias para desenvolver diretrizes para "questões de privacidade, responsabilidade e transparência em relação ao uso comercial e privado de drones".

A ordem executiva do governo deve ser seguida em breve pelas amplamente esperadas normas da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para o uso de drones comerciais nos Estados Unidos. A FAA já afirmou que planeja publicar as regras neste domingo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaDrones

Mais de Mundo

EUA ameaça reagir contra Irã após sete mortes e 119 prisões em protestos

Feriado do Ano Novo impulsiona transporte na China, com 207 milhões de viagens

Faísca de vela começou incêndio em bar na Suíça, diz procuradora

Terremoto atinge México e interrompe coletiva da presidente; veja vídeo