Mundo

Obama pede que China faça mais sobre o iuane

Presidente americano se reuiniu com primeiro ministro chinês e voltou a pedir medidas sobre a desvalorização da moeda

Barack Obama e Wen Jiabao se encontraram na ONU para conversar sobre a economia  (Tim Sloan/AFP)

Barack Obama e Wen Jiabao se encontraram na ONU para conversar sobre a economia (Tim Sloan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2010 às 17h56.

Priorizar nos meus resultados Google

Nova York - O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que Pequim deve fazer mais para resolver as crescentes tensões sobre a cotação de sua moeda, o yuan, disse um alto funcionário americano.

Jeff Bader, principal assessor de Obama para o leste da Ásia, disse aos jornalistas que a maior parte da reunião entre o presidente americano e o primeiro-ministro chinês realizada na manhã desta quinta-feira na sede das Nações Unidas foi dedicada à economia.

Obama disse a Wen que a atual disputa comercial e a questão da moeda eram "os temas mais importantes dos quais falariam hoje", disse Bader.

Obama também falou da "necessidade de que a China faça mais que o que fez até agora", completou.

O presidente americano advertiu a Pequim na segunda-feira que a relação econômica EUA-China deve ser "recíproca", em um novo endurecimento da retórica de Washington na disputa sobre o comércio e a cotação do yuan.

A administração de Obama afirma que Pequim mantém sua moeda artificialmente baixa frente ao dólar para tornar suas exportações mais competitivas.

A China responde que a pressão externa sobre sua política cambial é "pouco prudente" e focada no curto prazo.

Leia mais sobre o iuane

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)CâmbioMoedasChinaBarack ObamaIuane

Mais de Mundo

Protestos na França deixam 779 pessoas detidas e 116 agentes feridos no fim de semana

Dan Sullivan contra Dan Sullivan: a disputa no Alasca que levou o governo Trump à Justiça

Líder do Irã promete resposta militar sem limites a ataques dos EUA e Israel

Juiz rejeita ação de US$ 10 bilhões de Trump contra Wall Street Journal